Tratamento Intensivo Domiciliar reduz internação psiquiátrica

Compartilhe

por Dr. Ricardo de Moura Biz, Médico Psiquiatra e Psicanalista, Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Colaborador do Centro de Estudos de Saúde Mental Itupeva.

 

Abordando pacientes psiquiátricos em crise, um estudo holandês[1] comparou a eficácia do tratamento intensivo domiciliar [IHT Intensive Home Treatment] – que consiste em visitas em domicílio com frequência de até três vezes ao dia, realizadas por um profissional da área de saúde mental –  com a o tratamento tradicional, que inclui seguimento ambulatorial e internação psiquiátrica tradicional, quando necessária. Esse estudo constatou que, no período de um ano, houve redução de 33% de dias de internação psiquiátrica em hospital.  Verificou-se que o IHT é uma forma segura e que apresenta boa aceitação por parte do paciente.

É mais um dos estudos que temos comentado acerca da oferta de tratamento que se situa entre o polo ambulatorial e o polo de internação psiquiátrica.

Apesar de sempre desejarmos o melhor tratamento, não é impossível fechar os olhos para as pressões de redução de custo, tanto dos convênios, quanto dos serviços públicos, cuja administração cada vez mais se assemelha a administração privada.

Esse estudo holandês procura validar a ferramenta do IHT tentando compará-lo com os tratamentos tradicionais. É sempre bem-vindo uma forma de abordagem que não se restrinja simplesmente ao segmento ambulatorial e internação.

A redução de dias de internação verificada nesse estudo, que incluiu 230 pacientes, é significativa. Houve redução média de 20 dias de internação no período de um ano: de 60 dias passou para 40 dias, ou seja, o paciente, em média, ficou 20 dias a menos internado.

No Brasil, tenta-se com os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) evitar a internação psiquiátrica tradicional, oferecendo ao paciente uma estrutura mais consistente do que o simples seguimento ambulatorial.  Os CAPS fundamentam sua proposta terapêutica, como o seu próprio nome sugere, na socialização, motivo pelo qual os atendimentos em grupos são predominantemente enfatizados no seguimento.  Obviamente que o tratamento voltado a grupos tem um claro objetivo de redução de custos, na medida em que um profissional atende ao mesmo tempo vários pacientes.  É questionável se a socialização tem tanto potencial terapêutico assim… Há muito espaço para críticas nesse modelo, mas não é o objetivo do presente artigo.

Outra diferença deste mecanismo holandês com os CAPs brasileiros é que não ocorrem visitas diárias à casa do paciente: aqui, é o paciente que vai até o aparelho de saúde. E a fundamentação do tratamento não ocorre por meio de grupos terapêuticos e pela via da socialização; pelo contrário, o tratamento é individualizado, além disso é o aparelho de saúde que vai até o paciente, entrando em sua casa e tentando atuar nos fatores desencadeantes da crise psiquiátrica.

[1] Cornelis, J., Barakat, A., Dekker, J., Schut, T., Berk, S., Nusselder, H., Ruhl, N., Zoeteman, J., Van, R., Beekman, A., & Blankers, M. (2018). Intensive home treatment for patients in acute psychiatric crisis situations: a multicentre randomized controlled trial. BMC psychiatry, 18(1), 55. https://doi.org/10.1186/s12888-018-1632-z

 

 

AUTOR

Ricardo Biz

Psiquiatra Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), da FEPAL e da International Psychoanalytical Association (IPA) Livros publicados — O amor In verso — Sinto mas Ad versos — Psiquiatria, psicanálise e pensamento simbólico —Internações psiquiátricas (Org) — O que é a morte, papai?
E-mail: contato@psiquiatriajundiai.com.br

Explore

Por que Orfeu
Blog

Por que Orfeu

Por que Orfeu, sendo tão celebrado e relembrado pelos artistas,  de todas as épocas, não costuma ser escolhido e estudado em profundidade pelos psicanalistas?  

pai-e-filho-discutindo-briga-de-familia
Blog

A agressão dirigida a quem cuida

Por que um filho descarrega nos pais sua frustração pelo mundo? Há casos recorrentes de ofensas, agressões físicas e até assassinatos de pais cometidos pelos

× Fale Conosco