Você sabe quais são os sinais de alerta para doenças mentais? Falar sobre saúde mental continua sendo um assunto urgente. Os diagnósticos são diversos, e independentemente da gravidade de cada diagnóstico, todos devem ser tratados e devidamente acompanhados por médicos psiquiatras e psicólogos.
Veja alguns dos sinais de que você precisa dar mais atenção à sua saúde mental:
- Insônia.
- Irritabilidade e estresse.
- Mudanças repentinas de humor.
- Lapsos de memória.
- Preocupação excessiva.
- Sintomas físicos.
- Alterações de humor.
- Afastamento de pessoas.
- Desânimo e cansaço excessivos.
- Perda de interesse em atividades que antes gostava.
- Choro constante e estresse excessivo.
- Perda ou ganho de peso.
- Dificuldade em concentração.
Os diversos sinais e sintomas de doenças mentais vão muito além dos elencados acima. Fique atento a todos os padrões de comportamento, e se os sintomas se manifestarem em você, não adie sua saúde, procure um psiquiatra e um psicólogo.
Por outro lado, vale lembrar também que, se você mantiver seu amor próprio elevado e cuidar de si mesmo, isso vai refletir positivamente em seu bem-estar físico, emocional, cognitivo, social e inclusive em outras diversas atividades.
No trabalho, por exemplo, lidamos melhor com as pressões e os desafios do dia a dia, mantendo a motivação e a produtividade. No aspecto afetivo, ter amor próprio nos ajuda a estabelecer relacionamentos mais saudáveis e duradouros, pois aprendemos a valorizar a nós mesmos e a respeitar nossos próprios limites e necessidades.
Se nós cuidarmos bem, teremos uma autoimagem e autoconceito positivos, interferindo de maneira assertiva na nossa autoconfiança e habilidade para lidar com situações desafiadoras. O amor próprio e o autocuidado aumenta a nossa capacidade de interagir com os outros e de estabelecer conexões significativas para podermos criar relacionamentos mais saudáveis e construtivos, além de nos sentirmos mais confiantes em nossas interações sociais.
Cuidado também com o impacto das redes sociais na saúde mental, pois pode ser devastador. É importante usar as redes sociais de forma consciente e madura, buscando o equilíbrio entre o tempo online e offline, priorizando nosso bem-estar.
Tudo isso reflete positivamente em nossa saúde mental e em todas as áreas da nossa vida. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e é fundamental cuidar de ambos para uma vida saudável e equilibrada.
Silvana Mekanna de Camargo, Psicóloga e Educadora