O estresse nunca tem uma causa apenas. Pode ter uma mais proeminente, mas não é comum. Ele se compõe de vários fatores, e podemos agregá-los em cinco grandes áreas de nossa vivência. São elas o Tempo, a Raiva, o Passado, a Vontade e os Recursos.
Gerir bem cada uma destas áreas talvez seja dificílimo num mesmo momento, mas que seja uma meta, pois estas cinco gestões certamente farão com que o estresse da vida seja mitigado. Faremos aqui uma série de cinco textos, considerando cada uma delas, e assim esperamos despertar em você a atenção para cada uma destas áreas para que haja mais qualidade na sua vida. Comecemos então pelo Tempo.
Há uma reflexão famosa que diz que ultimamente não temos tempo para pensar. Mas certamente, se pensássemos teríamos mais tempo. Soa até engraçado, mas porque esta sensação de falta de tempo, ou de um tempo muito premente para tudo na vida existe? Vamos examinar como os tempos se apresentam para nós. Sim, “os tempos”, porque tem de vários tipos. São eles:
- O Tempo “Concreto”: comumente é representado pelo que chamamos de “Horários”, e para tudo na vida eles existem. Nem precisamos dizer que cumprir esta parte do tempo diminui o estresse e geralmente não há justificativa para atrasos. A não ser que você seja a noiva.
- O Tempo pode ser algo “Intangível”, por exemplo quando estamos fazendo algo bom, prazeroso, e aí são infinitos os contextos. Nesses momentos o tempo passa sem que a gente o “veja” passar.
- O Tempo pode ser “Saudável”, quando por exemplo nos alimentamos, tomamos banho ou caminhamos para exercitar o corpo. Ah, mas e quem diz não ter tempo para gastar com estas coisas? Estes terão que arranjar tempo para ficarem doentes (brincadeira… mas comece amanhã a desfrutar de seu Tempo Saudável.)
- E o Tempo pode ser “Tóxico”, que é quando se gasta um tempo de maneira a prejudicar os Tempos acima.
Gerir o tempo, pelo que deu para entender é gerir os Tempos. E não deixar que o Tempo Tóxico nos atrapalhe.
O Tempo Tóxico se faz presente na mesa desorganizada, seja de sua casa ou no seu trabalho, pode aparecer na hora do almoço quando você come um sanduíche sem se sentar ou até andando. Quando seu filho se senta no sofá do seu lado, esperando um olhar, e você fica digitando qualquer coisa no celular, temos aí definitivamente um tempo tóxico.
Podemos começar amanhã mesmo a gerir o Tempo e assim diminuir o estresse. Quando o despertador tocar… levante-se! O botão da soneca é um convite ao Tempo Tóxico. Lembre-se daquele ditado em inglês que diz “You snooze, you lose.”, ou seja “Apertou o botão de soneca, o tempo foi à breca.” Meio forçada a tradução? Talvez. Mas vamos combinar de começar o dia bem, gerindo bem nosso tempo e por extensão diminuindo o estresse!