A burnout é um esgotamento profissional específico e que pode afetar qualquer pessoa, incluindo jovens e adolescentes que estejam lidando com determinadas demandas. Trata-se de um tipo de estresse crônico que pode levar a uma série de sintomas físicos e emocionais, como: fadiga, falta de energia, irritabilidade e problemas de concentração.
Vale lembrar que a burnout é mais comum em adultos que trabalham, porém os jovens também podem ser afetados por ela. As diversas pressões sociais e acadêmicas podem ser esmagadoras para muitos jovens e adolescentes, e a falta de habilidades para lidar com o estresse pode levar a uma sobrecarga emocional que resulta em burnout.
A burnout pode ter um impacto significativo na saúde mental dos jovens e adultos afetando sua autoestima e autoconfiança. Dessa forma, podem começar a se sentirem desmotivados, desinteressados e até deprimidos.
Se você ou alguém que você conhece está lidando com burnout, é importante procurar ajuda profissional. O psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode ajudar a identificar as causas e delinear um plano de tratamento para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental geral.
Silvana Mekanna de Camargo
Psicóloga